“O Hobbit” – J.R.R.Tolkien, adaptação por Charles Dixon e arte por David Wenzel – ed. Devir

 

            Adaptação do livro homônimo de J.R.R.Tolkien em 1990, este quadrinhos de “O Hobbit” funciona como um aperitivo aos leigos não iniciados no mundo fantástico da Terra Média. Em suas 134 páginas ilustradas, este livro conta o essencial do primeiro volume da série escrito pelo filólogo inglês, ainda que, em minha opinião, alguns trechos pudessem ter sido melhor explorados e outros, cortados.

            Mesmo por ter mais de vinte anos, me espantou que houvesse alguns erros de diagramação. Entendo que em quadrinhos há uma preocupação maior com o posicionamento das falas (afinal, é este posicionamento que indicará a sequência que deve ser lida e, por conseguinte, a história será compreendida pelo leitor), mas há momentos de corte, por exemplo, separando sílabas erroneamente. Para mim, isso é erro de cálculo e de revisão, que deixou isso passar sem alterar.

            Adaptar uma história tão rica em detalhes é um desafio que poucos artistas se disporiam a realizar, afinal, a história em si é o que atrairia os leitores. Assim, as ilustrações de David Wenzel se tornam marginais em trechos em que os balões e o quadro ocupam quase todo o espaço disponível. Ainda assim, nos momentos em que deveria caprichar no traço (como na pág 127, com Thorin quase morto) ele o fez, enriquecendo o cenário, e quando o enredo era mais importante (pag 111, com Smaug destruindo o vilarejo), o artista baseou-se em dramatizar o horror, deixando o restante para a aquarela e a sugestão do traço contar.

Artigos Relacionados

0 comentários: