30 de dez. de 2012

Jedicon 2012




Queria fazer um post de balanço sobre 2012, mas juro que não tenho paciência. 2012 foi um ano pra mim, Janda, e não para a autora Janda Montenegro. Ainda assim, houve momentos em que a autora, divulgadora, promotora, produtora, tradutora e multi-função Janda Montenegro participou de eventos em prol da literatura, um dos quais foi a Jedicon 2012, organizada pelo Conselho Jedi RJ, encabeçado por Henrique Granado e Brian Moura. Meninos, parabéns novamente pelo incrível sucesso!

            Tal como em 2010 (última edição, a primeira em que participei e, desde então, nunca mais larguei este projeto), em 2012 eu e o Nós, Autores participamos com uma edição especial do evento, trazendo informações sobre como publicar seu livro, como elaborar a estrutura narrativa, como usar suas influências sem plagiar ideias, enfim, um bate-papo descontraído e instrutivo com o público. Este ano, meus convidados foram os autores Babi Dewet (romance jovem), Marcelo Amaral (fantasia infantojuvenil), Dan Albuk (alta fantasia) e Raphael Montes (policial).
            A ideia de reunir autores de diferentes gêneros era um risco, mas eu apostei em que fosse dar certo – e deu. Os quatro autores interagiram de tal maneira que imediatamente me fez querer reuni-los novamente, em outras oportunidades. O público da Jedicon encheu o auditório e realmente fez perguntas e comentários a tudo que falávamos. Eu, enquanto mediadora e também escritora, tive que me segurar para não entrarmos num fluxo de ideias descontrolado, ao mesmo tempo em que me maravilhava com a sintonia que ocorria ali. Ser mediador não é fácil e não é para qualquer um. Na maioria das vezes você tem que deixar de falar de si mesmo para dar espaço ao outro e, ainda, saber controlar esse fluxo deliciosamente irresistível que acontece quando estamos inspirados.

            Quando o Brian me fez o convite para participar da Jedicon, quase morri de felicidade. Para quem não sabe, a Jedicon é o evento no qual os fãs da saga Star Wars se encontra - evento este que ocorre no mundo inteiro, organizado por fãs, feito para os fãs. Mas, claro, todo mundo é bem vindo - inclusive outras séries!

         Talvez eles não saibam o quanto me satisfaz e me enche de amor participar de um evento como esses. É claro que eu sempre quero poder participar e ajudar muito mais (e sei que eles sabem que podem contar comigo sempre, a qualquer hora do dia e da noite, porque eu amo vocês, rapazes!), mas é incrível observar o quão organizado e metódico é o pessoal do Conselho. Realizar um evento dessa magnitude no Planetário do Rio trouxe a sensação de finalmente termos encontrado nossa casa. Que esse casamento dure!
          Em um sábado de temperatura alta, havia filas e mais filas dando voltas no Planetário; pais, filhos e famílias inteiras aguardando a oportunidade para entrar no evento. Uma vez lá dentro, os fãs tinham a oportunidade de visitar diversos estandes de coisinhas-nerd-super-cool, realizar oficinas, estudar as exposições internas do Planetário e participar das palestras e bate-papos que ocorriam simultaneamente em auditórios com ar-condicionado. Com entrada gratuita, o evento foi um mega sucesso, atraindo centenas de cariocas ao ponto de encontro padawan, um programa para todos os gostos e idades e que já nos faz querer que chegue a próxima edição!
           E em 2013, com certeza eu e o Nós, Autores estaremos lá!

Artigos Relacionados

0 comentários: