9 de jan de 2013

AS MAIS - Patrícia Barboza - ed. Verus


“As MAIS” – Patrícia Barboza – ed. Verus

Em época de férias escolares, uma das melhores opções para entreter a garotada é encontrar boas leituras que façam com que os jovens se divirtam mesmo sem sair de casa. Sucesso entre as jovens adolescentes, este primeiro volume da série AS MAIS (que não ia ser série, mas que passou a ser justamente por causa do sucesso) apresenta as quatro inseparáveis melhores amigas que formam o grupo com as iniciais de cada uma: Maria Rita, ou Mari ( a atrapalhada e engraçada), Ana Paula ( a intelectual e mais madura), Ingrid ( a fofa e romântica) e Susana ( a atleta e esportiva).
Com linguagem típica da idade, Patrícia Barboza conta as aventuras e desventuras desse grupinho que todas nós tivemos na época de escola e faz com que as leitoras de todas as idades se identifiquem com aqueles momentos pelos quais todas nós passamos – desde a gamação no gatinho da cadeira ao lado até a conquista de sonhos impossíveis. Para além do puro entretenimento, qualquer adulto perceberá a delicadeza e consciência da autora em abordar alguns temas delicados para a juventude, muitos dos quais protagonizados pela personagem Susana, que joga no time de vôlei da escola e cuja mãe não é muito a favor de que ela siga por este caminho. Ela então tem que lidar com a angústia de ter uma ambição e querer aproveitar uma grande 
oportunidade, mas, para tal, ter que enfrentar os pais para conquistar seu merecido prêmio.
Tudo começa com uma proposta de uma professora, que sugere que durante as férias as jovens escrevam um livro, de modo a registrar todas as lembranças do verão; as meninas, então, decidem dividir o ano para que cada uma escreva sobre três meses. É assim que conhecemos cada uma delas e como, a seu modo, elas ajudam a completar o grupo.
Um livro suave como leitura e prático enquanto ferramenta para sala de aula, uma vez que os temas abordados na série (dramas típicos das adolescentes) são situações cada vez mais recorrente na atual geração e, por isso, podem e devem ser trabalhados pelos professores, com a finalidade de estreitar o vínculo entre professor e aluno e, assim, diminuir as possíveis sequelas que uma adolescência mal resolvida pode deixar no futuro jovem adulto.

            A série ainda contará com mais quatro volumes, cada um dos quais sendo narrados por uma das jovens protagonistas. Atualmente no mercado já é possível encontrar o volume 2, “AS MAIS 2: Eu me mordo de ciúmes”, narrado pela Mari, e o volume 3 já tem previsão de lançamento para abril de 2013.

Artigos Relacionados

0 comentários: