26 de abr de 2013

Sobre a RT Book Convention




                Muita gente ficou animada com o meu post sobre minha viagem para a RT Book Convention (clique aqui para ver) e por isso, antes de correr para o aeroporto (tenho que sair em meia hora!rs) resolvi escrever rapidinho para que vocês conheçam um pouco mais sobre o que é a RT e como ela chegou ao tamanho que chegou.
                Acreditem se quiser, mas a Romantic Times é, na verdade, uma revista.  Surgiu com uma urgência de mercado: lá nos anos 1970s a quantidade de livros românticos publicados nos Estados Unidos era cerca de 30 por ano, o que deixava o mercado com falta desse material. Também nessa época, o mundo pode acompanhar uma importante mudança comportamental: a revolução sexual, representados iconicamente pela era hippie, o amor livre e o Woodstock.
                Foi  assim que Kathryn Falk, com seu livro “How to write a romance and get itpublished” e sua então revista de resenhas RT Book  Reviews resolveu dar uma agitada no mercado editorial norte-americano e criar uma convenção anual  que, hoje, comemorando seu 30º aniversário, se tornou uma das principais referências mundiais para encontro, debate e negociação de livros de todos os gêneros, mas com uma coisa em comum: uma pitada de  romance.
                É claro que nem tudo são flores e nas primeiras edições Kathryn e sua equipe tiveram que enfrentar diversas dificuldades, mas, felizmente, tanto naquela época quanto agora a convenção pôde contar com ajuda de voluntários  de todas  as partes  do  mundo que, como nós, são amantes dos livros e faz de tudo para colaborar com nossos autores favoritos.  Cada um ajuda como pode, seja todos os dias o dia inteiro, seja com apenas  um par de horas no fim da semana, para ajudar a limpar após o fim da festa.  As vantagens? Bom, além de não pagar para entrar você já estará lá dentro quando o dia começar, e, assim, poderá ser a primeira a ser atendida na fila de autógrafos daqueeeele autor badalado. Legal, né?
                Na 3ª feira à noite eu terei um jantar com a Kathryn e poderei contar um pouco mais sobre como ela é. Quem sabe uma mini-entrevista, com histórias dos bastidores do evento? Até lá, continuem acompanhando os posts , pois a RT Booklovers Convention é, com certeza, a próxima Meca do mercado literário jovem.
                Agora tenho que correr para pegar o avião!

Artigos Relacionados

0 comentários: