13 de dez. de 2008

Reveillon em Copacabana


Qualquer pessoa que tenha nascido na década de 80 no Rio de Janeiro tem a impressão de que o famoso Reveillon na Praia de Copacabana é um evento antigo, que remonta de muitos séculos atrás e que sempre foi algo assim: grande, suntuoso e com milhares de espectadores. A verdade não é bem essa, embora não haja comprovação histórica dos fatos.

Relatos de moradores locais apontam que o começo dessa tradição teve início quando um luxuoso restaurante do bairro do Leme, chamado Marius, teve a idéia de celebrar com fogos de artifício na praia a passagem de ano novo para atrair novos clientes. Este fato teria ocorrido no final da década de 70 e teria feito tanto sucesso que no ano seguinte outros pontos quiseram imitar a idéia , como o Copacabana e seus foguetórios e o hotel francês Le Meridien, com sua famosa cascata de fogos.

Todas essas luzes acabou atraindo milhares de turistas à Praia de Copacabana e atualmente este evento recebe mais de 3 milhões de pessoas no dia 31 de dezembro de cada ano, o que tornou o estouro dos fogos na praia inviável para a segurança de todos, de modo que os fogos foram transferidos para balsas que ficam no mar. Para a sorte dos espectadores que estão nos cruzeiros.

Artigos Relacionados

1 comentários:

Anônimo disse...

HAHA nosso trabalhooo eimmm!! Pelo menos a turma do cieth ja sabe da história rs, beijinhooooos

7 de janeiro de 2009 às 04:38