4 de jan. de 2009

Los Aires de Buenos


A cidade de Buenos Aires, capital federal da República da Argentina, é uma das poucas cidades do mundo que justifica seu próprio nome. Claro que sua origem não é a mesma que se usa como justificativa nos dias de hoje, mas a interpretação que os turistas e moradores têm ainda hoje é que de fato os ares de lá são diferentes. E são bons.
De fato a metrópole que é chamada de Capital Federal (e não a região da Grand Buenos Aires) possui os ares de uma cidade grande, ou seja, níveis de CO2 que indicam substancial nível de poluição. Mas não é disso que falamos. Falamos dos ares estes de todos os dias, que nos cumprimenta na fria manhã de inverno ou na cálida tarde de verão: estes sim são distintos, quase medicinais de tão bem que fazem.
Para aproveitar os ares de Buenosnão basta fazer nada, apenas caminhar. Não importa se o destino é a apinhada Calle Florida com suas centenas de lojas ou os bucólicos parques de Palermo (foto) : Buenos Aires é uma cidade para se curtir à pé, e é à pé que você, turista ou morador, entra em sintonia com a paixão pulsante da capital européia da América do Sul.
A consciência dos benefícios desses ares é tanta que é difícil saber de um morador que prefira estar em casa do que nas ruas. Seja lendo um jornal num café da esquina, seja tomando um mate ao aconchego do sol dos gramados da Recoleta, para quem está em Buenos Aires a melhor coisa é de fato estar na cidade, ou seja, respirando-a.

Artigos Relacionados

0 comentários: