3 de fev. de 2009

Documentação




Viajar é uma das melhores coisas que se tem para fazer em vida e isso é tão real que desde a época Neanderthal os nossos antepassados já cultivavam o nomadismo. Infelizmente, o que acontece com muitas pessoas é que elas simplesmente só conseguem enxergar o produto final, ou seja, o destino das férias que escolheu, porém esquecem que para que este sonho se concretize existe uma série de fatores que devem ser providenciados, dentre os quais se encontra a documentação.

Parece um disparate dizer isso, mas a maior parte dos turistas é capaz de se preocupar mais em conseguir um seguro para a sua bagagem do que se lembrar dos documentos exigidos na entrada e na saíde do local de viagem. Se o destino escolhido é o exterior, o primeiro passo é descobrir se o país escolhido pede um visto para pessoas de sua nacionalidade. Se este é o caso, arranje logo toda a papelada exigida pelo consulado e faça tudo com bastante antecedência, pois neste tipo de situação não adianta pedir para que as coisas sejam feitas para ontem. E verifique também a validade de seu passaporte: se já estiver próximo de expirar, renove-o. Apresente ambos no balcão da imigração para comprovar que você pode ser legalmente admitido nesse país, afinal, é o passaporte que servirá como sua identidade durante sua estadia fora do país.

E dentro do território nacional, seja gentil e não force a barra tentando viajar com identificações tais como CPF, carteira do clube ou do plano de saúde, da OAB, etc. Tais identificações não são documentos legais e pensar em poder contar com elas pode acabar frustando seus planos de férias.

Artigos Relacionados

1 comentários:

Anônimo disse...

Livraria do Independente

Músicos e escritores autônomos e independentes: disponibilizem seu trabalho ao grande público consumidor!

Visitem a livraria criada especialmente para o profissional independente: livrariadoindependente.org

Artesãos também tem espaço garantido na Livraria do Independente.

Vantagens:
- disponível para todos.
- independente de editoras, gravadoras e selos.
- todos podem divulgar seu trabalho 24h por dia/7 dias por semana/365 dias por ano.
- contato direto entre seu público e você.

Aproveite o que é seu!

Estamos abertos à parcerias. Ajude-nos a divulgar este projeto.

http://livrariadoindependente.org

9 de setembro de 2009 às 11:02